quinta-feira, 10 de Abril de 2008

"contos Vagabundos" de Mário de Carvalho

Enquanto vou lendo um livro que exige de mim um grande nível de atenção, um recurso quase permanente à memória e até alguma pesquisa adicional para que melhor me possa situar e compreender o que leio, fui intercalando com um outro, de leitura mais ligeira. É que, tenho que confessar, a minha capacidade de manter a atenção muito tempo focada num assunto já não é o que era ou, mais provavelmente, nunca foi lá grande coisa.

Assim, lá fui lendo os “Contos Vagabundos” de Mário de Carvalho. Trata-se de uma compilação de pequenos contos, como o próprio título nos sugere, dezassete, ao todo, já publicados anteriormente em revistas e/ou outras antologias.

Muito interessante, de leitura facilitada pela qualidade da prosa bem como por se tratar de um livro composto por pequenos contos e que sintetizam, em minha opinião, os vários registos de escrita de Mário de Carvalho.

São efectivamente vagabundos pois oscilam entre a crítica demolidora, o hilariante, o irónico, o burlesco, o insólito, o fantástico, a fábula e, até, o absurdo. Todas as situações que refiro se encontram inscritas num quotidiano ou dele são eduzidas de uma forma que, por vezes o desconcertam.

Gostei, além de que teve a enorme vantagem de me ir dispersando a pensamento…

2 comentários:

Anónimo disse...

GRANDE PARTE DESTA FAMILIA DESDE DA ARVORE GEANOLOGICA DE JOAO ALMEIDA O VERDADEIRO ( MORCEGO ) ANA ALVES & SEUS DESCENDENTES , ENCONTRARAM-SE ONTEM DIA 08/AGOSTO/2010 NO PARQUE DO SABUGUEIRO HA VOLTA DE UM GRANDE LEITAO , PARA CONFRATERNIZAR EM PURA DISCRICAO , & AMIZADE , DESDE A UNICA DESCENDENTE VIVA TI ( OLAIA ) EULALIA ALVES ALMEIDA , ATE AO MAIS PEQUENINO , PEQUENINA , ALMEIDA ( MORCEGO ) EU DESLOQUEI-ME DE PROPOSITO DO LUXEMBOURG EM VISITA RELAMPAGO , PARA PODER DIZER ( EU ESTIVE PRESENTE )
VIVA O LEITAO HA BAIRRADA & VIVA O TIO ANTONIO MORCEGO

ASSINA: JOAO PAULO DA COSTA ALMEIDA , FILHO DO ALBANO ALMEIDA ( MORCEGO )

BEM HAJA A TODOS

UM ABRACO

JOAO PAULO DA COSTA ALMEIDA disse...

O LEITAO DA BAIRRADA NAO PARA DE MEDRAR , MAIS UMA VEZ ONTEM LA ESTIVE-MOS , UM ANO DEPOIS , COM QUASE TODOS OS MESMOS QUE HA UM ANO LA ESTIVERAM REUNIDOS NO PARQUE DO SABUGUEIRO EM AGUADA DE CIMA , & PARA O ANO 2012 , TAMBEM JA A DATA ESTA MARCADA , DOMINGO DIA 05/AGOSTO NO MESMO LOCAL , PARA RECORDAR A NOSSA FAMILIA ( OS MORCEGOS ) ATE A 6a GERACAO , & SOBRETUDO , RECORDAR O TI ANTONIO ALMEIDA ( MORCEGO ) ESSE SIM..... O GRANDE PIONEIRO DO DESENVOLVIMENTO DO LEITAO DA BAIRRADA ,
A TODOS DA MINHA FAMILIA , UM GRANDE BEM HAJA , & SOBRETUDO , PASSEM A PALAVRA ,
UM ABRACO SEM EXCEPCAO DO JOAO PAULO.